Na torcida 24/11/2011
Sausalito: Everton x Antofagasta

Os jogadores correm por diversão. Não importa o gol, mais vale manter a posse da bola. Tem até juiz, embora seja decorativo. No histórico Sausalito, em Viña del Mar, por onde passaram Pelé e Garrincha em 62, os filhos dos torcedores disputam um jogo paralelo. Nas partidas do Everton, time da cidade, a pelada junto ao alambrado é tradição.

No último dia 13/11/2011 jogaram Deportes Antofagasta e Everton, pela segundona do Chilenão. Após dois anos na série B, os viñamarinos tinham de ganhar para manter as chances de subir. O Antofagasta entrou com o acesso garantido, pois somara mais pontos nos dois turnos. Deu Everton e, com o empate na rodada seguinte, papou o Clausura. E enquanto isso a molecada correndo prá lá e prá cá, nem aí pro jogo.

No Everton há duas organizadas rivais. A primeira foi criada por funcionários do Cassino Viña del Mar, especificamente pelos que trabalhavam nas roletas: "Los Ruleteros". Parte dessa torcida, para não pagar ingresso, assistia aos jogos do morro, atrás de um dos gols. Dessa dissidência surgiram "Los del Cerro" (os do morro).

Tempos depois, para conter a evasão de renda, o estádio foi totalmente murado, obrigando essa parcela marginal a voltar às bancadas. Hoje "Os do Morro" são maioria no Sausalito.

Nesta quinta começa a final. O Everton enfrenta o Rangers, campeão do Apertura, fora de casa. No domingo, decide o campeonato e o acesso no Sausalito em busca das glórias passadas. O último título nacional é de 1976.

Em 2008, chegou perto de sair da fila. Com o argentino Miralles - ex- Colo-Colo, Grêmio e Santos -, conquistou o Apertura, o que lhe rendeu vaga na Libertadores da América de 2009. No ano seguinte terminou rebaixado. Veremos se a partir de hoje a fase muda de novo.

 

ONE COMMENT ON THIS POST To “”

  • Gonzalo

    24/11/2011 at 11:43

    Felicidades a los ruleteros por ese triunfo, ya veremos este domingo como le vá….
    Saludos

Leave a Reply

-->